Blog

Palestra e Exposição no ORT

Foi realizada, no dia 1 de setembro de 2010, a palestra “Sionismo: o movimento de Theodor Hertzl”, seguida pela inauguração da exposição “Do Exílio a Redenção: 30 Vozes de Israel”.

A palestra foi ministrada por Márcio Sukman, Diretor do Museu Judaico do Rio de Janeiro, que descreveu os esforços de Herzl para a criação de um lar nacional judaico na Palestina, manifestando que “Herzl conseguiu traduzir a esperança dos judeus de viverem de forma livre e sem perseguições, resultando na criação do Estado de Israel”.

Palestra do Diretor do Museu Judaico, Márcio Sukman.

Após a palestra, o Presidente do Museu Judaico, Max Nahmias inaugurou a exposição:

“É com grande satisfação que o Museu Judaico, em parceria com o Colégio ORT, está inaugurando hoje aqui, neste modelar estabelecimento de ensino, a exposição “Do Exílio à Redenção, 30 Vozes de Israel”, justamente quando desejamos lembrar os 150 anos do nascimento de Theodor Herzl que, pela sua importância histórica e política, vem merecendo homenagens em todo o mundo.

Gostaria de enfatizar que, ao idealizarmos esta exposição, tivemos em mente evocar essas figuras, de grande relevância para a História Judaica Contemporânea, desejando ressaltar que a existência de Israel é, na atualidade, uma das premissas básicas da existência do nosso povo. Ao estreitar os laços que nos unem aos israelenses, estamos não só preservando o espírito do sionismo, mas fortalecendo nossa identidade com a manutenção das tradições judaicas.

Honrar a memória daqueles que tanto fizeram no passado recente constitui, para o Museu Judaico do Rio de Janeiro, uma grata e importante missão, compatível com um de nossos objetivos, o de transmitir às novas gerações os valores substanciais do judaísmo.

Vale lembrar que esta é a segunda vez que o Museu e o ORT se unem para mostrar uma exposição de grande interesse para seus alunos e para a comunidade. Em maio do ano passado, foi realizada aqui a exposição “Janusz Korczak – Um legado para a humanidade”, que acreditamos ter alcançado seus objetivos, notadamente pelo seu caráter instrutivo e educacional.

Desejo ressaltar, ainda, que para o Museu esta parceria com o ORT é muito gratificante, considerando que, em grande parte, nossos esforços para produzir cultura judaica têm como foco nossos jovens, porque cabe a eles levar a tocha do judaísmo adiante e mantê-la acesa.

Obrigado”

Max Nahmias
Presidente do Museu Judaico do Rio de Janeiro

Márcio Sukman, Max Nahmias e o Diretor do ORT, Hugo Malajovich, na inauguração da exposição.
 

Alunos do ORT visitam a exposição.

 

 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *