Jovens Cientistas:
Atividade 100% prática onde os alunos desenvolvem projetos autorais. Individualmente, duplas ou grupos, os alunos determinam temas de interesse e produzem projetos e experimentos científicos. Além da aplicação da metodologia científica, os alunos se divertem ao estudarem na prática (na rotina do laboratório e com orientação docente) conceitos científicos significativos para o cotidiano discente. Os alunos são responsáveis pela criação, montagem e execução dos projetos e/ou experimentos, também cabem aos mesmos os processos de monitoramento, coleta, análise e discussão dos resultados.
Grupo de Debate:
Foco na oratória. Visa desenvolvimento do raciocínio lógico e senso crítico através da análise do discurso fazendo uso da arte da oratória argumentativa no exercício de falar em público, apresentação de projetos e analise do discurso.
Musicalidade:
Visa promover o exercício da musicalidade, uma importante ferramenta no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos;
Programação:
Buscando oferecer um espaço para exercício das competências relacionadas à programação, a atividade promove um espaço de formação e experimentação. Nas aulas de programação os alunos iniciando sua trajetória com a linguagem Scratch, onde consolidam à lógica da programação, e rapidamente aplicam seus conhecimentos na elaboração de jogos e projetos autorais.
Board Games: (inteligência emocional)
Utilização de jogos, orientados para o desenvolvimento da inteligência emocional, cujas abordagens estimulam o exercício da criatividade, colaboração, igualdade, respeito e concentração.
Teatro:
Proposta pedagógica de auxílio à aprendizagem, onde os alunos desenvolvem competências relacionadas ao convívio social, interação e integração com grupos, exercício da oratória etc. Desafios que todos os jovens encontram em suas vidas acadêmicas e pessoais.
Youtuber:
Curso livre focado na elaboração de roteiros, desenvolvimento de técnicas de apresentação, utilização de equipamentos de produção e pós-produção e divulgação.
Esporte:
Contempla o desenvolvimento motor e social, promovendo exercícios físicos e estimulando trabalhos em equipe.
Facilitador:
Foco na organização escolar e autonomia, oferecendo ajuda para a construção de horários de estudo e orientação para as tarefas de casa.
Dança Israeli:
Importante ferramenta para o desenvolvimento social e cultural dos alunos, promovendo o relaxamento e o exercício da musicalidade de forma lúdica e produtiva.
Artes Visuais:
Neste curso os alunos desenvolverão a criatividade trabalhando com projetos desafiadores e buscando soluções através da experimentação de materiais e técnicas diversas. A partir do estudo da obra de um artista os alunos desenvolverão projetos fazendo releituras inspiradas no artista em materiais diversos.
Robótica:
No laboratório de robótica os alunos utilizam a oficina do espaço para construir seus protótipos de robôs. Os alunos são os responsáveis por todas as etapas de construção, desde a criação das peças, montagem da estrutura e formatação dos circuitos e programação do equipamento. A oficina tem 2 etapas: robô de sumo (robô comandado por controle remoto que deve expulsar outro da arena) e robô de batalha (robô comandado por controle remoto que deve ser capaz de inviabilizar o robô adversário).