Blog

Onde anda você, Ex-aluno?

Ilana Teruszkin Balassiano – Biotecnologia 1997:

Meu nome é Ilana Teruszkin Balassiano, e fiz o curso de Biotecnologia no ORT entre 1995-1997. Após me formar, ingressei na UFRJ no Curso de Bacharelado em Microbiologia e Imunologia. Quando concluí a graduação ingressei no Curso de Mestrado em Ciências (Microbiologia), também da UFRJ (1999-2004).

Ao término do Mestrado, tive a gratificante oportunidade de dar aulas no ORT para o curso de Biotecnologia, na disciplina Tecnologia das Fermentações (2004-2006). Paralelamente, comecei a dar aulas também no Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), ministrando as disciplinas de Microbiologia Geral, Microbiologia Clínica, Microbiologia de Alimentos e Imunologia para os cursos de Bacharelado em Farmácia, Enfermagem e Nutrição.

No ano de 2006 comecei a trabalhar na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde fui contemplada com uma bolsa de pesquisa no Laboratório de Referência Nacional para Leptospirose. No ano seguinte, iniciei o Doutorado em Ciências (Microbiologia), na UFRJ. No ano de 2008 fui convocada para assumir a vaga de Tecnologista em Saúde Pública, tornando-me funcionária pública na Fiocruz, onde atualmente encontro-me trabalhando no mesmo laboratório. Recentemente, dia 04/10/10, defendi a tese de Doutorado, obtendo o título de Doutora em Ciências pela UFRJ.

Uma grande contribuição do ORT na minha vida profissional foi a formação técnica no ambiente de laboratório, que foi extremamente útil no início da graduação em Microbiologia. Ao contrário de meus colegas, para os quais tudo era novidade, eu já tinha uma certa experiência na rotina dentro de um laboratório, o que foi muito importante para que eu pudesse me destacar e ir adiante. Além disso, foi no ORT que desenvolvi o amor que tenho pela Ciência e pelos desafios que ela propõe. Porém, sem dúvida, a grande contribuição que o ORT teve na minha vida profissional foi dar a primeira oportunidade que tive para atuar como professora. No período em que lecionei na escola cresci pessoal e profissionalmente, e aprendi muito também. Estes ensinamentos levo comigo até hoje.


Ilana.

Clique aqui e veja outros depoimentos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *