Notícias

Peça Corê

A peça Corê foi o início de uma jornada. Com leveza, humor e surpresas, emocionou a todos com seu conto. Uma estória de paixão, do nosso cotidiano, da nossa cegueira e de descobertas.

Impossível não nos emocionarmos com essa lembrança. Uma peça construída com garra e com a participação de alunos e familiares. Um momento único. Depois dela, ainda vieram outras peças que serão relembradas aqui.

, .MNBHVGNCBZX
7
23a
20171125_093322
A CONTRABANDISTA
A GOVERNADORA
A HEROÍNA
A LADRA
DSC_0086
DSC_0102
DSC_0126
DSC_0128
DSC_0164
DSC00950_preview
DSC00952_preview
IMG-20171128-WA0005a
O INVESTIGADOR
O IRMÃO
O MAQUINISTA
VC
vlcsnap-2017-11-16-18h03m56s239
vlcsnap-2017-11-16-18h06m01s934
vlcsnap-2017-11-16-18h07m50s625
vlcsnap-2017-11-16-18h14m07s947
vlcsnap-2017-11-16-20h15m07s642
vlcsnap-2017-11-16-20h59m23s178
vlcsnap-2017-11-20-17h15m26s051
vlcsnap-2017-11-20-17h15m42s406a
Shadow
Read More

70 Anos Hebraica – Rio


A banda da Escola ORT recebeu um convite super especial da Hebraica – Rio.
Nossos estudantes abriram o show do cantor, músico, compositor e produtor musical, Michael Sullivan. Autor de sucessos como: “Um dia de Domingo”, “Me Dê Motivo”, “Whisky a Go-Go”, “Joga Fora”, “Abandonada”, “Lua de Cristal” etc. O artista produziu grandes cantores da MPB, como: Tim Maia, Alcione, Sandra de Sá, Danilo Caymmi, Sidney Magal, Fafá de Belém, Roupa Nova, Joanna, Paulo Ricardo, Fagner, José Augusto, Trem da Alegria, Xuxa, Balão Mágico, Ricky Martin, Menudos, entre outros.
O evento teve lugar no dia 21/05 em comemoração ao aniversário de 70 anos da instituição e a data ficará registrada para a história. Um show fantástico e nossos alunos brilharam!

Read More

Cultura Judaica – Pessach


Entre os dias 15 e 23 de abril festejamos um dos chaguim (festividades) mais importantes do ciclo anual judaico, Pessach. Nestes dias comemoramos a libertação dos filhos de Israel após mais de dois séculos de cativeiro no Egito. O êxodo tornou-se o ponto central da história judaica, pois cristalizou nossa identidade nacional e marcou o nascimento dos judeus como um povo livre. Pelos costumes, é vedado comer alimentos fermentados e à base de farinha de trigo, como forma de lembrar o que passaram os antepassados durante a saída do Egito.
Na escola, os alunos realizaram uma versão dessa festa, na quinta-feira, dia 14/04. Neste dia especial foi realizada a leitura da Hagadá (uma espécie de roteiro de textos e ações que é usado para relembrar a trajetória do povo judeu), bençãos e muitas músicas judaicas. Chag Sameach

Read More

KABALAT SHABAT


No dia 25/03, aconteceu nosso Kabalat Shabat organizado pelo Social ORT, um grupo de mães, dedicado a promover a interação entre escola, alunos e famílias. Liderado pela presidente do Social ORT, Diana Kelman Frajtag e o envolvimento das demais mães do Social ORT, o evento marcou a retomada das atividades presenciais, celebrando um momento tão importante para a cultura judaica.
Tivemos a presença de grande parte da família ORT, pessoas queridas de nossa comunidade, dentre elas nosso atual presidente Sami Leopold Goldstein e Sra.
A jornalista Cora Rónai foi a convidada de honra, que conversou com todos os participantes contando um pouco sobre toda a sua experiência e pioneirismo na área do jornalismo de tecnologia.
Foi uma noite inesquecível, você não pode ficar de fora do nosso próximo encontro!

Assista um pouco de como foi esse encontro.

Read More

WORLD ORT – NA FRENTE DE ASSISTÊNCIA À UCRÂNIA


A WORLD ORT alcança mais de 200 mil alunos em cinco continentes e tem representantes em um local de evacuação na fronteira polonesa com a Ucrânia, que acomoda muitos milhares de pessoas – principalmente crianças, mulheres e idosos. Pode levar mais de 50 horas para cruzar a fronteira e as condições climáticas atuais são fatais, com neve e 10 graus negativos à noite.

A ORT está trabalhando com parceiros na região para fornecer itens essenciais aos ucranianos que esperam na fronteira, bem como às escolas e comunidades da ORT em Kiev, Odessa, Zaporozhe, Chernivtsi e Belaya Tzerkov.

Em seguinda carta enviada por nosso Diretor da World ORT:

Caros amigos,
Estou escrevendo para você da fronteira da Polônia e da Ucrânia.
David Benish e eu estamos atualmente em um local de evacuação no lado polonês da fronteira que acomoda muitos milhares de pessoas – principalmente crianças, mulheres e idosos. É difícil assistir e até acreditar no que está acontecendo aqui! Estou compartilhando um vídeo que fiz ontem à noite.

O principal desafio agora, como vemos aqui, é como ajudar os refugiados a cruzar a fronteira e como manter a cadeia logística funcionando para fornecer o essencial para eles. As filas na fronteira podem levar mais de 50 horas e as condições climáticas são fatais: neve e 10 graus negativos à noite. Também devemos ajudar aqueles que decidiram ficar em suas cidades.

Conseguimos identificar uma ONG parceira local, que administra um centro logístico perto da fronteira com a Polônia e que pode ajudar a entregar itens no lado ucraniano da fronteira. Uma vez que os suprimentos estejam na Ucrânia, sabemos como organizar uma coleta por motoristas locais que os distribuirão por toda a Ucrânia, com a principal prioridade sendo ajudar as pessoas nas filas de fronteira e fornecer ajuda às escolas e comunidades ORT em Kiev, Odessa, Zaporozhye, Chernovtsy e Belaya Tzerkov. Não podemos garantir em quanto tempo essa ajuda chegará aos destinos pretendidos e é um desafio saber exatamente como chegar aos mais necessitados. No entanto, devemos fazê-lo agora!

Nosso escritório da ORT na Ucrânia, que está operacional perto da fronteira com a Romênia, coordenará esse esforço.
Além disso, nossos parceiros suíços da Fundação U21 ajudarão fornecendo medicamentos, ambulâncias e outros itens essenciais.
A maneira mais eficiente de organizar as entregas de itens essenciais é enviar dos países da UE e provavelmente do Reino Unido.
Caros amigos da ORT em Bruxelas, Amesterdão, Budapeste, Barcelona, ​​Madrid, Genebra, Milão, Roma, Londres, Paris, Sofia, Praga, Tallinn, Riga e Vilnius!
Nestes tempos difíceis, estamos nos aproximando de você para agir e ajudar nossos irmãos e irmãs na Ucrânia.
Aqui está a lista dos itens mais necessários:

Alimentos de longa vida útil: Alimentos enlatados, arroz instantâneo/mingau/macarrão/sopa instantânea, barras energéticas e de proteína, frutas secas, etc…
Cobertores
Camas dobráveis
Aquecedores portáteis e aquecedores pessoais
Água engarrafada
Suprimentos para bebês – fraldas, fórmula
Cobertores térmicos
Sacos de dormir e colchões, colchões
Equipamento de proteção (joelheiras, proteção para os olhos, luvas resistentes, aquecedores de mão)
Kits de primeiros socorros/kits profissionais de primeira resposta (FREC3)
Curativos médicos, bandagens grandes, emplastros, tiras estéreis
Suprimentos de higiene: sabonete, máscaras, desinfetantes, absorventes higiênicos
Roupas quentes (adulto e infantil, incluindo roupas de bebê)
Lanternas de bateria e baterias, bancos de energia
Talheres e talheres reutilizáveis ​​e/ou descartáveis, toalhas de papel

Se você puder ajudar a fornecer qualquer um dos itens acima, incluindo arranjos logísticos para entregar seus itens no hub na fronteira polonesa/ucraniana, entre em contato e forneceremos detalhes.

DEVEMOS AJUDÁ-LOS!

Obrigado

Vladimir Dribinskiy
Diretor da World ORT


Read More