PROJETOS FINAIS 2018

EXTRAÇÃO E IDENTIFICAÇÃO DA PROTEÍNA CAPSAICINA DA PIMENTA MALAGUETA.

Luiza P. Moraes e Leonardo F. Figueiredo

O objetivo do projeto era montar um protocolo para uma extração eficaz de capsaicina que apresentasse
bom rendimento, tempo de extração e uma redução nos custos do processo, para que assim o produto final
(como fármacos e cosméticos) possua um preço acessível para a população.

POTENCIAL ANTIMICROBIANO DE SUMOS DE FRUTAS E VEGETAIS QUE POSSUEM PSORALENO

Isabel Belém

A radiação ultravioleta (UV) EMITIDA PELOS RAIOS SOLARES é conhecida por DIVERSAS AÇÕES UMA VEZ IRRADIADAS NOS ORGANISMOS VIVOS. SABE-SE QUE, ESTA RADIAÇÃO UMA VEZ QUE INCIDA SOBRE A MOLÉCULA DE DNA, É CAPAZ DE ALTERAR SUA ESTRUTURA, CAUSANDO MUTAÇÃO, DELEÇÕES OU INSERÇÕES DAS BASES purínicas e pirimidínicas. POR ESTE MOTIVO, É CAPAZ DE perturbar a homeostase do sistema imune de qualquer ser vivo, E ALTERAR O PADRÃO DE REPLICAÇÃO DE OUTROS SERES. Esse fato é APROVEITADO no tratamento da água, por meio da desinfecção solar (SODIS).

REPLICAÇÃO E PRODUÇÃO DA BEBIDA PROBIÓTICA KOMBUCHA

Letícia Levinson

O projeto se baseou em um estudo do comportamento dos microrganismos que formam o S.C.O.B.Y no chá mate para que haja a formação do kombuchá.

 

IMOBILIZAÇÃO DE LACTOBACILLUS CASEI SHIROTA EM ALGINATO DE CÁLCIO A PARTIR DO YAKULT®

João Gabriel Gralha

(projeto)

 

BRAILINUX

Pedro F Haschelevici e  Theo A A Camara

No Brasil, existem mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão, segundo dados da fundação com base no Censo 2010, feito pelo IBGE.
Atualmente, ainda mais com o advento da tecnologia, pessoas cegas possuem o acesso a esses novos avanços muito dificultado. Isso as distancia ainda mais daqueles que podem enxergar normalmente. O desenvolvimento humano deveria ser para todos.
As tecnologias existentes atualmente para auxiliar essa pessoas ainda possuem muitas limitações, uma vez que quase todos os aparelhos são projetados com base na visão. Os portadores desse tipo de deficiência são obrigados a receber sempre mensagens na forma de áudio, o que nem sempre é de grande conveniência, e o acesso não é possível em todos os dispositivos.

DOMÓRTICA – SMART HOUSE

BEATRIZ FADELLI ZIGLIO E GUSTAVO CERRUTI LOBES

A domótica é uma casa inteligente ou automatizada. Nela há sensores e atuadores que possuem o objetivo de facilitar a vida de quem mora na casa, tornando atos realizados constantemente mais práticos e rápidos. A casa também serve para ajudar a prevenir e proteger contra situações que possam causar perigos aos moradores e para se regular sem a necessidade de um ser humano em coisas que precisam ser periodicamente chegadas. Com isso, além da praticidade no dia a dia de qualquer pessoa, as casas automáticas podem ter como público alvo indivíduos que possuem dificuldades, como locomoção e deficientes físicos em geral, e pessoas que não ficam muito tempo em suas casas para poder cuidar delas.

PROJETO SOBRE FENÔMENOS DA CORRENTE ELÉTRICA NO MEIO FÍSICO

 GUSTAVO VILLAS BOAS TEIXEIRA

É um projeto de circuitos elétricos em que a corrente elétrica é utilizada para a geração de um fenômeno no meio físico.
Neste caso, a do campo magnético, do aquecimento, da luz e do som.

GUITARRA ELÉTRICA

DIOGO CONDE DOS SANTOS / ARTHUR MOGRABI

O principal objetivo do projeto é fazer uma guitarra elétrica com transporte e manuseamento mais práticos. Para isso, a guitarra não terá o braço completo, o que a fará mais leve e mais fácil de ser movida. Porém, seu funcionamento não poderá ocorrer igual ao do instrumento tradicional. Em vez de usar cordas, a mão esquerda trabalha com botões que, dependendo da distância que estão de um sensor ultrassônico na outra parte da guitarra, reproduzirão os sons correspondentes.

TRANSPORT

GABRIEL ELKIND HOORY | LUIZ CARLOS AGUIAR CARRIÓN | THIAGO DE OLIVEIRA NASCIMENTO JÚNIOR

Um dos meis de transporte mais utilizados hoje em dia em nossa cidade é o ônibus. Porém a espera em pontos de ônibus pode ser longa e cansativa.

Em nosso projeto decidimos montar um aplicativo que indica o último ponto no qual certo ônibus esteve, a fim de contornar os problemas de outros sistemas de rastreamento de ônibus. Ele funciona com um banco de dados que contém informações referentes ao ônibus e o seu posicionamento em sua rota, assim como uma interface para mostrar a rota, e o trecho em que ele se encontra ao usuário final.

 

LINGUAGEM CLARA

LUCCA SUKMAN DE MELLO
Programação é a nova alfabetização. Em um mundo já regido por máquinas, é cada vez mais indispensável que a habilidade e criação do Software que nos cerca diariamente seja proporcionada a todos, em especial às gerações do amanhã. Em praticamente todas as linguagens de programação o idioma utilizado como base é o inglês, o que representa a primeira e mais evidente barreira. Outro obstáculo a ser superado é que , muitas vezes, a lógica da programação fica ofuscada pela sintaxe, já que regras excessivas que o aluno precisa decorar o distraem de acompanhar o raciocínio por trás da programação.
Atendendo a essas demandas, a linguagem de programação Clara visa aproximar a programação da língua falada, assim deixando a lógica legível e intuitiva a nativos de português.