Cursos Livres

Jovens Cientistas:

A ideia do Clube de Ciências e do Jovem Cientista é de introduzir a ciência e o método científico para os alunos a partir do mundo ao redor e dos interesses deles. Através de experimentos práticos ligados à biologia, física e química buscamos entender processos naturais presentes no dia-a-dia de todos nós como movimentos dos astros, chuvas, ventos, transferência de energia, desenvolvimento de plantas e animais e até o ciclo dos nutrientes. Além disso, também buscamos entender um pouco sobre a sociedade e comportamento humano através de testes e pesquisas sociais. Tudo é realizado e desenvolvido pelos alunos com auxílio do professor. Ao longo do ano os alunos irão escolher e trabalhar em um projeto que será apresentado na feira de ciências para os responsáveis e comunidade escolar.

Grupo de Debate:

O curso de debate tem como objetivo desenvolver a capacidade dos alunos de dialogar, debater e se comunicar. Os eixos da linguagem pessoal e coletiva serão explorados, a fim de desenvolver o jovem no sentido de se posicionar diante de seu entorno. Além de colaborar para construir conhecimento coletivo sobre um determinado conteúdo, os alunos também podem desenvolver competências como pensamento crítico, respeito ao próximo, saber o que pensam seus semelhantes e lidar com o contrário.

Musicalidade:

Desenvolvimento da linguagem, memória, atenção, coordenação motora e capacidade de resolução de problemas, podendo assim auxiliar em disciplinas como matemática, ciências e línguas. Por fim, a música tem um importante papel na formação social e emocional. Participar de uma banda ou grupo musical ajuda a desenvolver habilidades de trabalho em equipe, comunicação, liderança e respeito mútuo.

Nossas turmas são niveladas em Iniciação à Música, aos alunos que nunca tiveram contato com os instrumentos; e Banda Pop Rock, aos que já têm alguma vivência com a Música.

Quadrinhos e Anime:

No curso de Quadrinhos e Mangás os alunos aprendem os fundamentos do desenho na narrativa gráfica. Aprendendo o método dos profissionais e trabalhando nas suas próprias histórias em quadrinhos para a criação de um livro da turma ao final do ano.

Board Games:

Com o uso de jogos de tabuleiros, visamos desenvolver a Inteligência Emocional, cujas abordagens estimulam o exercício da criatividade, colaboração, igualdade, respeito e concentração. Nós jogamos, brincamos, aprendemos a respeitar regras e limites, coisas sobre o mundo, sobre nós e nossos colegas. Nesse rico e divertido processo conversamos sobre a frustação de nem sempre conseguir ganhar, assim como saber expressar nossa felicidade nas vitórias. Conversamos sobre a importância de cooperar entre nós e também sobre como competir pode ser divertido também. Desenvolvemos uma auto-avaliação durante o ano.

Teatro:

As nossas aulas de Teatro trabalham o desenvolvimento pessoal e em grupo da turma, com jogos teatrais baseados nos grandes dramaturgos Augusto Boal e Viola Spolin. Trabalhamos com improviso, memorização, desinibição, concentração, agilidade, locução, alongamento, aquecimento e percepção do espaço consigo e com o outro, além de integrar e socializar ideias. Desenvolvemos a parte indutiva e racional através da expressão de emoções, levando ao conhecimento de si mesmo e do mundo a sua volta.

Além da atuação, aprendemos a mexer na mesa de luz e sonoplastia em aula.

No fim do ano temos o nosso espetáculo Teatral comandado inteiramente pela turma.

Minecraft e Desenvolvimento de Games:

Neste curso o nosso foco é trabalhar no desenvolvimento dos alunos codificando nos softwares Minecraft Education e Construct 3 visando criar estratégias baseadas em jogos, permitindo habilidades que permitam a colaboração, criatividade, investigação e principalmente a curiosidade do aluno em resolver desafios.

Esporte:

A prática esportiva contempla o desenvolvimento motor e social, compreensão de regras e responsabilidades, promovendo exercícios físicos e estimulando trabalhos em equipe. Neste curso procuramos trabalhar a maior variedade de modalidades esportivas possíveis, observando a particularidade de cada aluno e entendendo as necessidades da turma como um todo, sempre adequando o espaço físico e, quando necessário, adaptando regras para uma melhor interação e prática de cada modalidade específica.

Dança Israeli:

A dança Israeli é uma ferramenta poderosa para a construção da identidade judaica. Através dela, o jovem pode aprender sobre a história do povo judeu, suas variadas tradições ao redor do mundo, sobre festas e outras vivências religiosas; além de entrar em contato com a língua hebraica e trabalhar a sensação de comunidade e pertencimento inerentes ao povo judeu.

Tudo isso aliado aos benefícios que qualquer dança já traz: percepção geral do espaço, maior consciência corporal, ritmo e musicalidade, bem como todos os ganhos que atividades físicas trazem.

Robótica Kids:

Robótica é a arte de transformar eletricidade em movimento. O curso trata de assuntos tidos como complexos para os mais novos, como energia, programação, motores e placas arduino, mas sempre com ênfase no conhecimento prático e na linguagem simples. Dessa forma, para os alunos do 6º ano, é uma experiência única aprender com a mão na massa como esse mundo funciona. Já para os alunos do 7º, é como dar um passo adiante, aprofundando os conteúdos em projetos que utilizam de sensores e programação mais avançados, já com um pé na automação.

Robótica Hard:

Introdução a projetos robóticos com ênfase em Eletrônica, Mecânica, Engenharia e Programação. Através de projetos curtos os alunos aprendem todo o processo de aprendizagem da Robótica educacional utilizando a metodologia STEM.

Math Lab:

O objetivo do curso é aproximar a matemática dos alunos e ajudá-los a desenvolver intimidade com a matéria, pensando matematicamente de maneira criativa. As atividades do MathLab – Matemática Ativia incentivarão os alunos a usarem a matemática enquanto ferramenta para o pensamento crítico e construírem a habilidade de argumentação coerente e baseada em fatos e exercício da comunicação clara, fortalecendo suas soft skills (habilidades interpessoais). As chamadas soft skills são essenciais para o convívio dos estudantes e que se beneficiem do estudo coletivo.

Facilitador:

O curso livre Facilitador tem como objetivos principais desenvolver a autonomia escolar dos estudantes, sanar dúvidas sobre conteúdos e propiciar o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Sempre com um ambiente agradável, o Facilitador é um ambiente desenvolvido para que o estudante seja protagonista de sua vida acadêmica. O papel do professor do curso é ler o aluno a fim de identificar suas necessidades e demandas, para que possa motivá-lo, orientá-lo em seu planejamento e tirar dúvidas.