Blog

Discurso do orador Leonardo Kaplan

Instituto de Tecnologia ORT. Nos últimos 3 anos, estivemos dentro dessas paredes quase tanto tempo quanto em nossas casas. Às vezes chegávamos e ainda estava de noite. Às vezes saíamos e já estava de noite. Podemos dizer que a ORT virou uma segunda casa para nós. E é a essa segunda casa que gostaria de agradecer neste discurso, pelo que nos proporcionou dentro de ti.

Aqui conhecemos nossos amigos, amigos que ficarão para o resto da vida. Aqui rimos, brigamos, choramos. Vivemos. Aqui descobrimos a perfeição da matemática, o funcionamento do universo, partindo de suas menores partículas, os átomos. Assim como aprendemos o funcionamento da sociedade, partindo de suas menores partículas, nós. Conhecemos o homem como pensador e o homem como ser vivo.

No curso de Programação, aprendemos lógica, a base para o pensamento racional. Aprendemos a organizar nosso pensamento para assim explicar para o computador o que fazer. Aprendemos a fazer o que alguns chamam de mágica: a partir de alguns cálculos e algumas palavras criamos um mundo.

Juntamos muito conhecimento. Mais conhecimento do que qualquer um esperaria ao ingressar na instituição. Porém, achamos ensinamentos muito raros: Em primeiro lugar, trabalhar, se esforçar, lutar. Em segundo, aplicar, fazer do imaginário o real. Em terceiro, gerar, fazer o que ninguém jamais fez. E em quarto, porém não menos importante, amar. Amar o que faz, o que estuda. Essa, apesar de não poder ser dada em aula, nem cobrada em prova, foi a que mais aprendemos.

Aprendemos a estudar e aprendemos a criar. Agora podemos nos deparar com qualquer desafio e nos portar como o que somos: profissionais.

Tivemos professores que estiveram do nosso lado durante nossa jornada, e por isso gostaria de agradecê-los. Tivemos os funcionários da escola que mantiveram a escola na mais perfeita condição, e por isso gostaria de agradecê-los. Tivemos a diretoria e os investidores, que permitiram que nossos laboratórios estivessem equipados e que boa parte dos alunos tivessem a oportunidade de estar onde estão, e por isso gostaria de agradecê-los. Tivemos nossos pais, que foram nosso anteparo durante toda a vida e hoje estão vendo os filhos passarem pela última etapa guiada da educação, e por isso gostaria de agradecê-los. E por último temos a instituição ORT, que eu gostaria de agradecer por ser mais que uma casa, por ser um lar.


Leonardo Kaplan, orador de Programação

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *