Blog

Onde anda você, Ex-aluno?

Caio Guimarães Souza – Programação 2005:

Meu nome é Caio Guimarães Souza e estudei no ORT de 2003 a 2005, tendo me formado técnico em informática. Tive a oportunidade de estudar no colégio graças a uma política de distribuição de bolsas aos alunos mais bem colocados na prova de admissão.

Os três anos que passei no ORT foram maravilhosos e gosto sempre de recordar esse tempo visitando a escola e me reunindo pelo menos duas vezes ao ano com a minha turma. Para mim e para muitos dos meus colegas, o ORT se revelou o ambiente perfeito para estudar, para evoluir as nossas capacidades, para nos desenvolver como seres humanos, para fazer amigos, para nos divertir. A vivência no ORT teve profunda influência positiva sobre a minha trajetória acadêmica e profissional, a qual destaco a seguir, e sobre a pessoa que sou hoje.

A qualidade do ensino básico da escola (excelência dos professores, laboratórios, recursos, etc.) me proporcionou um bom desempenho no vestibular: fui estudar Engenharia de Computação e Informação na UFRJ (4° lugar), mas passei também para Física na UERJ (2° lugar) e para Ciência da Computação na UFF (2° lugar). Além disso, com a base adquirida no ORT, conquistei duas medalhas de bronze nas Olimpíadas de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ).

A bagagem do ensino técnico de alto nível, por sua vez, me permitiu que eu tivesse um bom desempenho na faculdade, que eu conseguisse um bom estágio logo no 1° período da faculdade e que eu ganhasse uma medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI).

Uma feliz coincidência ligou a minha trajetória ao ORT novamente em 2008. Ao ingressar no mestrado em matemática na UFRJ (apesar de ainda não possuir diploma de graduação), escolhi como orientador o professor Gregorio Malajovich, filho do diretor da escola, Hugo Malajovich.

Tendo defendido a minha tese de mestrado em agosto de 2010, atualmente sou bolsista da FGV e estudo economia e estatística sob a orientação do presidente da Fundação, Carlos Ivan Simonsen Leal. Em setembro de 2011, ingressarei no mestrado de economia e estatística da universidade parisiense ENSAE ParisTech, uma das universidades mais prestigiadas da área na França e para a qual já fui aprovado. Meu plano após retornar da França é ingressar num doutorado nos Estados Unidos.


Caio.

Clique aqui e veja outros depoimentos

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *